O que é Colostro | Guia Completo

Descubra o que é o colostro e quais são seus benefícios para a amamentação do seu bebê

Se você está amamentando já deve ter se deparado com um líquido mais denso e com uma coloração mais forte.

Talvez tenha até te deixando um pouco preocupada por não saber o porquê do seu leite estar com aquele aspecto.

Para sua tranquilidade, esse líquido nada mais é que o famoso colostro, o primeiro leite e o mais importante para o bom desenvolvimento do bebê.

O colostro é considerado uma das primeiras vacinas da vida do pequeno.

Isso por que ele traz consigo muitos nutrientes, imunidade e vitaminas essenciais para seu bebê ter uma base preparada para receber todos os nutrientes necessários para sua boa saúde.

Mas, sabemos que nem todas as mamães não sabem muito sobre esse primeiro leite, acabando por se preocupar sem necessidade por não saber sobre ele.

E nesse artigo, vou tirar algumas dúvidas sobre o colostro que vão te deixar muito mais tranquila e até surpresa em saber que ele é um ótimo aliado para seu pequeno.

Vamos conferir?

Continue aqui comigo e me acompanhe nos tópicos a seguir.

O que é Colostro
O que é Colostro

O Colostro é Considerado Lácteo?

Ao contrário do que muitas mamães podem achar, o colostro não é a mesa coisa do leite materno.

Ele pode sim se assemelhar com o leite.

Na verdade ele é uma secreção densa e levemente amarelada, rica em nutrientes e vitaminas e um pouco mais espessa.

Seu sabor salgado é uma das suas características mais peculiares que o diferencia do leite materno, o qual possui um sabor mais neutro puxado para o adocicado.

Ele é o principal responsável em garantir os primeiros nutrientes e as primeiras vitaminas para seu pequeno, dando início a imunização e enriquecendo a saúde do seu bebê.

Em Qual Momento o Colostro é Produzido?

Segundo os obstetras, o colostro é ou será o primeiro líquido que você irá produzir durante a amamentação para alimentar o seu pequeno.

E, vamos ser sinceros?

Tomar algo com um gosto meio salgado não é lá a coisa mais agradável de se tomar logo na sua primeira alimentação, concorda?

Mas você sabia que, por mais que os bebês possam fazer alguma careta por breves segundos assim que sentir o sabor mais salgadinho do colostro, eles logo começam a se acostumar e aquele sabor já não se torna tão estranho?

Isso acontece, pois suas papilas gustativas já começam a separar o paladar do seu pequeno; o doce, salgado, amargo e azedo já estão aguçados no paladar do pequeno.

Como Posso Diferenciar o Colostro do Leite?

Como já citamos aqui, é algo muito simples e fácil.

O colostro possui uma coloração mais intensa e levemente amarelada.

Ele é mais espesso e possui um gosto mais salgado, ao contrário do leite materno que tem um sabor mais adocicado, ele é mais grosso e possui uma coloração clara e levemente transparente.

Por que o colostro é salgado?

Simples, ele possui sódio e potássio, o que colabora para um gosto mais forte e salgado; o leite, por sua vez, possui carboidratos e gorduras que colaboram para a neutralização do sabor dando aquele toque mais adocicado ao leite.

Se você tiver com dúvidas, tire um pouco do liquido e beba para sentir o sabor, assim será bem mais fácil de você diferenciar o colostro do leite.

Quais São os Benefícios do Colostro Para o Bebê?

O colostro é uma grande fonte de vitaminas E, K e A, responsáveis pela proteção ocular do bebê.

Sem contar que o colostro possui um agente muito eficiente para o amadurecimento do intestino, ajudando a eliminar o mecônio, uma substancia esverdeada contida no intestino do bebê, e previne o surgimento e icterícia.

Além desses detalhes, o colostro também colabora para o bom funcionamento do sistema imunológico, prevenindo infecções e fortalecendo a imunidade do seu filho.

Extrair o Colostro é Importante?

É importante que você tenha certeza que seu pequeno esteja sugando o colostro para garantir que todos os nutrientes e a base que ele precisa para uma boa imunidade e saúde já esteja em seu organismo.

Se você achar que seu pequeno não está extraindo o suficiente, procure a ajuda de um obstetra para te auxiliar melhor sobre isso.

E não precisa ter ansiedade ou ficar apreensiva se caso seu pequeno não mamou o suficiente na sua concepção, pois cada um dos bebês sabe exatamente a quantidade exata que eles precisam de colostro, então não precisa haver preocupações referente a isso, ok.

Posso Doar Meu Colostro?

Geralmente, a doação do colostro em si não é muito popular por ser um liquido que não é constante, que pode vir em pouca quantidade e até ser um pouco insuficiente para seu próprio bebê.

Mas se caso acontecer de você estar produzindo um colostro em excesso, não estar conseguindo controlar, converse com seu obstetra sobre a ideia.

Veja o que ele diz a respeito, pois, geralmente, somente o leite materno é falado em relação a doações para outros bebês que não possuem disponibilidade de leite como nos casos de bebês que perderam a mãe ou que foram abandonados ainda recém-nascidos, infelizmente.

Posso Reservar Meu Colostro?

O colostro pode ser armazenado na geladeira por 4 a 5 dias, já em freezer por até um ano.

Esses casos se resume se caso o colostro for produzido excessivo e seu pequeno não consegue dar conta de mamá-lo o suficiente, então você pode guarda-lo para dar ao seu pequeno mais tarde ou conforme os dias vão passando, dando até um alivio para seu seio poder se recuperar das rachaduras causadas pelas primeiras sucções do seu pequeno.

Considerações Finais

Toda nova fase exige um momento de aprendizado, paciência e muita dedicação, não só nos referindo a faze maternal, mas em todas de nossas vidas.

Então, sempre quando surgir duvidas ou algo que venha te preocupar, procure ajuda e fale com especialistas sobre o assunto.

Agora que você já sabe sobre o colostro e seus benefícios para a vida do seu pequeno, aproveite para relaxar e descansar bastante, sempre certificando se seu pequeno está sugando o colostro, pois ele é de extrema importância para sua saúde!

Sobre o Autor

Elivia Teles
Elivia Teles

Elivia Teles, Fisioterapeuta Obstétrica e Facilitadora em Aleitamento Materno. Atendendo gestantes e puérperas em Picos PI. Crefito: 227759-F

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − um =